Ex-bispo de PG está entre os possíveis substitutos do Papa Francisco
Dom João Braz de Aviz foi bispo do município em 1998
Publicado: 26/02/2025, 13:03

O estado de saúde do Papa Francisco preocupa a Igreja Católica. Nessa segunda-feira (24), o Vaticano informou que o pontífice passou por uma noite tranquila e segue em repouso, após ser diagnosticado com insuficiência renal.
Ao todo, o Brasil conta com oito cardeais aptos a serem eleitos papa. No entanto, apenas sete têm direito a voto, já que Dom Raymundo Damasceno Assis, mineiro de 88 anos, ultrapassou o limite de 80 anos para participar da escolha do novo pontífice.
Dom João Braz de Aviz, o cardeal catarinense de Mafra - Natural de Mafra, João Braz de Aviz nasceu em 24 de abril de 1947. Iniciou sua formação religiosa no Seminário São Pio X, em Assis (SP), e estudou Filosofia e Teologia no Brasil e em Roma.
Ordenado padre em 1972, exerceu diversas funções pastorais até ser nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória (ES) em 1994. Posteriormente, foi bispo de Ponta Grossa (1998) arcebispo de Maringá (2002) e Brasília (2004). Conhecido por sua defesa da Teologia da Libertação, destacou-se por posições progressistas na Igreja.
Em 2011, foi nomeado prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica no Vaticano, tornando-se cardeal no ano seguinte. No conclave de 2013, que elegeu o Papa Francisco, seu nome esteve entre os cotados.
Dom João também carrega uma história marcante em sua trajetória: em 1983, sobreviveu a um sequestro e a um disparo de escopeta durante uma tentativa de assalto.
Informações: nd+